domingo, 31 de março de 2013

LINGUAGEM TÉCNICA- Sobre a Dengue



DENGUE

Sinais de Alarme


A presença de sinais de alarme deve ser pesquisada em todos os pacientes com suspeita de Dengue, pois indica a possibilidade de gravidade do quadro clínico e de evolução para febre hemorrágica da dengue ou síndrome do choque da dengue. Deve também ser dada atenção a sinais de choque ao exame físico.


Tabela 1: Sinais de alarme na Dengue e sinais de choque

Sinais de alarme
Dor abdominal intensa e contínua; vômitos persistentes; hipotensão postural e/ou lipotímia; hepatomegalia dolorosa; hemorragias importantes (hematêmese e/ou melena); sonolência e/ou irritabilidade; diminuição da diurese; diminuição repentina da temperatura corpórea ou hipotermia; aumento repentino do hematócrito; queda abrupta de plaquetas; desconforto respiratório.
Sinais de choque
Hipotensão arterial; pressão arterial convergente (PA diferencial < 20 mmHg); extremidades frias, cianose; pulso rápido e fino; enchimento capilar lento (> 2 segundos).

 

Prova do Laço


Embora seja exame inespecífico, o Ministério da Saúde3 recomenda a prova do laço em todos os casos suspeitos de Dengue, pois é um exame de triagem que representa fragilidade capilar. Os passos para realizar a prova do laço são os seguintes:

 

1.    Desenhar um quadrado de 2,5 cm de lado (ou uma área ao redor da falange distal do polegar) no antebraço da pessoa e verificar a PA.

2.    Calcular o valor médio: (PAS+PAD)/2.

3.    Insuflar novamente o manguito até o valor médio e manter por 5 minutos em adulto (em crianças, 3 minutos) ou até o aparecimento de petéquias ou equimoses.

4.    Contar o número de petéquias no quadrado. A prova será positiva se houver 20 ou mais petéquias em adultos e 10 ou mais em crianças.

 

fonte: http://www.medicinanet.com.br/conteudos/revisoes/1615/dengue.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário