segunda-feira, 10 de junho de 2013

DISCURSO NOS SITES DE RELACIONAMENTO


Na internet, homens se vendem como carros"

Estudioso da linguagem usada em um site de namoro, o pesquisador francês Dominique Maingueneau diz a ÉPOCA que os homens "se vendem como se fossem carros" nesse ambiente virtual, descrevendo-se de forma muito objetiva. As mulheres, afirma Maingueneau, são mais misteriosas e tentam criar um clima romântico.

Gisela Anauate

ÉPOCA - O que é o ethos?
Maingueneau - Quando uma pessoa fala ou escreve, constrói um personagem. E manipula a linguagem, para fabricar uma impressão de honestidade. A partir disso, o leitor constrói uma imagem de quem está falando. Essa representação que a pessoa faz de si é o ethos.

ÉPOCA - Na internet, é possível medir o quanto esse ethos corresponde à realidade?
Maingueneau: É difícil. Se você não vê a pessoa, como saberá? É tudo virtual e são usados pseudônimos. É por isso que os usuários de sites de namoro procuram não se encontrar. Para não haver um choque entre a realidade e o discurso.

ÉPOCA - Qual o papel dos pseudônimos? Eles transmitem informações?
Maingueneau - Sim. Há pessoas que usam o pseudônimo só para ter um nome, como Paulo ou Fabiana. Outros, por meio desse nome, procuram construir um ethos, um personagem, como "vida do éden", "carícia", "história maravilhosa".

ÉPOCA - Existe alguma semelhança entre os personagens criados pelos internautas e os da literatura?
Maingueneau - Não diria que os anúncios dos sites de namoro tenham qualidade literária, mas têm relação com a literatura. Quando você escreve um anúncio, atinge muito mais leitores que os escritores profissionais. A literatura não pode mais se limitar às formas publicadas por editoras especializadas. Quando você procura escrever ou falar bem e tenta fazer um espetáculo com a linguagem, já está entrando na literatura. Sobretudo porque, por meio do discurso, você está construindo uma imagem do que quer ser. E escrever literatura é ter a chance de ser alguém diferente.

ÉPOCA - A linguagem escrita é um recurso importante na internet. Isso irá mudar?
Maingueneau - A escrita não tem a mesma importância na internet e nos livros. No livro, o texto escrito é só escrito. São páginas brancas, normalizadas e monótonas. No caso da internet, o que chamamos de texto é já uma imagem. O texto é uma encruzilhada de textos – você está sempre clicando. Estamos mais na função de um manipulador ou operador do que na posição do leitor. A experiência mostra que no futuro haverá uma superposição de várias camadas de texto e vídeo.

ÉPOCA - No papel de “Zerbinet”, seu pseudônimo na rede, o senhor recebeu alguma cantada?
Maingueneau - Sim, é inevitável! Recebi vários “flashs”, que são um sinal de que alguém está interessado em você. Recebi mensagens também, mas obviamente nunca as respondi.

Fonte: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI8846-15228-2,00-NA+INTERNET+HOMENS+SE+VENDEM+COMO+CARROS.html

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